Receba atualizações do site direto em seu e-mail. Cadastre-se abaixo:

Obrigado pela Visita Mudar nome.

AVISO

LEIA COM ATENÇÃO
VOCÊ ESTA ACESSANDO O BLOG DE TEST DA APAN DE PARAGUAÇU PAULISTA , CASO QUEIRA CONHECER O BLOG CORRETO ACESSE WWW.APANPARAGUACU.BLOGSPOT.COM

7 de jun. de 2010



A procura pela pratica de atividade física tem aumentado significativamente nos últimos anos. Uma alimentação balanceada é de fundamental importância para permitir que esportistas atinjam seus objetivos, sejam eles em performance, estéticos ou de qualidade de vida. Apesar da grande preocupação dos atletas em buscar uma nutrição ideal, muitos deles adotam comportamentos alimentares inadequados e fazem uso de suplementos nutricionais sem a devida orientação de um especialista.
Pesquisas recentes sugerem que as recomendações nutricionais para esportistas podem ser atendidas com uma alimentação balanceada e adaptada a rotina de treinos, desde que devidamente acompanhados por um profissional capacitado. O uso indiscriminado de suplementos, além de não melhorar a performance pode trazer riscos a saúde.

Tendo em vista essas considerações, é necessário reforçar o papel e a atuação do nutricionista no ambiente esportivo para que os atletas sejam devidamente orientados e atinjam os seus objetivos.
A qualidade de vida, a recuperação e/ou manutenção da saúde, o trabalho físico, a estética, o ganho e definição da massa muscular, a perda de peso, o treinamento especial para competições, entre outros, são alguns dos pontos a serem considerados na formulação do cardápio. (Rocha & Pereira, 1998; Saba, 1999; Carvalho & Hirschbrush, 2000).

Apesar da grande preocupação dos atletas em buscar uma alimentação adequada a sua modalidade e treino, a falta de conhecimentos, os hábitos alimentares inadequados e a influência da mídia são os principais fatores que os levam a utilizar suplementos nutricionais indiscriminadamente, adotando um comportamento alimentar quase sempre incapaz de atingir as necessidades do individuo.

No que diz respeito ao acompanhamento nutricional, Araújo & Soares (1999), realizaram uma pesquisa com atletas e verificaram que a grande maioria deles não conta com o acompanhamento de um nutricionista e que a utilização de suplementos nutricionais decorrem das indicações feitas por pessoas não habilitados, sem o devido respaldo técnico para esta conduta.

___________________________________________

 
Powered by Blogger